quinta-feira, 7 de maio de 2009

Filhos e Netos - 2ª Parte

Gabriela e João Gabriel.

É fonte de energia sem fim. É luz para todos os gostos. Um somatório de tonalidades e cores, não como se fosse o arco-íris, mas, uma junção, uma somatória de todas as cores. É danado demais. Uma hora está nas prateleiras da cristaleira, local onde a avó guarda as relíquias da família, como pratos de porcelana, xícaras, penduricalhos, sinos, copos, cristais, etc... Ele é o terror da cristaleira. Nasceu há  dois anos atrás. Sua mãe, a Gabriela, minha filha mais nova, diz, quando em vez:

- Não agüento esse menino. Hoje ele vai apanhar. Não tem jeito, vai apanhar.

O danado olha e ri um sorriso, cínico, pedindo que não desfaça a festa que ele está vivendo. É bom de peia, dizem os maus, esperando que alguém se digne de lançar mão da velha metodologia educativa. Ele só faz olhar e ri.

Tem uma velocidade, correndo, que você não imagina.  Quando está andando ele parece um patinho. Está um pouco gordinho e adora fazer charme, chamar a atenção. Quer que se olhe só para ele, nestas ocasiões. É um presente que Deus deu à minha família.

                Uns dois anos atrás, quando acordei, pela manhã, e, ao sair no corredor do meu quarto para a sala, lá estava ela a me esperar. Era minha filha mais nova, a Gabriela:

- Pai, queria lhe falar em particular, entre aqui no meu quarto, por favor.

- Pois não, minha filha.

                Entrei e fiquei surpreso com ela chorando e tentando me dizer que a gravidez era uma coisa que aconteceu sem querer e que o rapaz era boa gente e não sei mais o que. Olhei para ela e disse o que tinha dito para a minha nora adolescente, onze anos atrás:

- Não se preocupe, nenéns são bênçãos que Deus nos dá. Seja bem vindo este bebê.

                E foi assim. Depois de dois anos ele continua a nos alegrar desde o anúncio de sua chegada. Está indo à escola. Uma escola com professores japoneses. Ele está gostando muito e declara em seus gestos tudo o que está aprendendo. Quando ele quer encerrar algo ele diz:

- Sayonara. E se curva para frente, tanto que às vezes a gente pensa que ele vai encostar a cabeça nos pés. E, se você quer impor sua vontade sobre a dele ele diz com uma voz de comando:

- Para com isso. Entendeu?

Com seu perfil de menino inteligente ele vai conseguindo quebrar a barreira da solidão que se abateu na casa após a ida dos primos para Boa Vista, e, ainda, para completar, a saída, para Curitiba da tia que ele mais gosta, a Maysa, minha filha do meio, que está fazendo mestrado lá. É uma adaptação vagarosa, cheias de saudades, mas, ele, firme, diz:

- Baibai, está em Cutitiba, Taitai, em Boa Vista, Deidei em Boa Vista, Enzo em Boa Vista. É uma forma de compensar a ausência e imediatamente após, diz que quer ir à casa do primo Rodriguinho ,filho de uma sobrinha de minha esposa. Quando vai lá, brinca e chora para não sair de lá. Deus me deu a felicidade de poder ver e conviver com meus netos, isso está gravado no coração. Que Deus abençoe ricamente o João Gabriel, sua mãe, Gabriela e seu pai, o Leonardo.










                                                                                                                                                                                                                           


2 comentários:

  1. Esse Biel é mto engraçado e lindo!!! Saudade demais dele! Nao vejo a hora de reve-lo!

    ResponderExcluir
  2. Pai, cade o post sobre sua filha do meio? Eeeeu! hehehe

    ResponderExcluir